top of page

QUAL A SUA IMPORTÂNCIA DO PROJETO ELÉTRICO?

A instalação elétrica é indispensável em qualquer edificação e, para que haja confiabilidade e segurança, é necessário iniciar pela elaboração do projeto elétrico, seja residencial, comercial ou industrial.
 

Uma instalação mal feita pode resultar em um aumento considerável do consumo, além de acidentes. Por isso é importante ficar de olho, quanto a importância do projeto elétrico.
 

O que é um projeto elétrico?

Dentre os diversos projetos de uma obra, você encontra o projeto elétrico. Trata-se de uma previsão escrita da instalação, com todos os seus detalhes.
 

Nele constam a localização dos pontos de energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, a carga de cada circuito e a total, os memoriais de cálculo, as listas de materiais, entre outros itens.
 

O projeto elétrico é imprescindível em uma obra. Ajustado às necessidades de cada projeto, ele é criado visando a segurança das instalações, a economia de recursos, o dimensionamento correto e personalizado para as necessidades que cada edificação apresenta e a previsão de consumo para o melhor rendimento.
 

Na falta do projeto elétrico industrial a simples implantação das tomadas se torna um tormento. Sabe por quê?
 

Além da quantidade de material, o projeto calcula a carga de todos os pontos, dimensionando a fiação e os disjuntores corretamente.
 

Como podemos observar, o projeto elétrico é composto por mecanismos de extrema importância para o funcionamento do sistema.
 

Afinal, se não for bem planejado, podem ocorrer acidentes como choques elétricos ou curto circuitos, que podem causar prejuízo e até riscos à saúde de quem estiver utilizando aquela instalação.
 

Por isso, ele deve ser feito por uma empresa ou profissionais qualificados, devidamente habilitados por Órgãos e Conselhos Regionais, para que o seu projeto seja executado de acordo com as normas brasileiras respectivas a cada disciplina, nas revisões em vigor:
 

NBR 5410 para instalações de baixa tensão

NBR 14039 para instalações de alta tensão

NBR 10898 para sistemas de iluminação de emergência, entre outras.

Sendo assim, é importante lembrar que uma instalação elétrica não deve ser feita apenas para funcionar, mas também para ser segura.
 

É recomendável realizar manutenções preventivas para verificar o estado dos condutores, interruptores e outros materiais usados na instalação.
 

Quais as vantagens do projeto elétrico?
 

Muitas pessoas ignoram o projeto elétrico pensando ser algo pequeno que pode ser deixado de lado, isto é um erro muito grande e comum nas nossas obras hoje em dia.
 

Por isso, vamos falar um pouco sobre as vantagens do projeto elétrico.
 

Economia: Um projeto elétrico gera economia, pois será dimensionado o sistema e os materiais de acordo com a necessidade, evitando sobras e desperdícios.

 

Além do mais, um condutor elétrico de tamanho não adequado pode esquentar mais do que o devido, provocando perda de energia, por exemplo.
 

Segurança: Com o projeto elétrico, você terá a confiança de que poderá utilizar de forma normal e segura todos os equipamentos elétricos, sem medo de que ocorra algum problema com sua rede elétrica.
 

Revisão de consumo: Com o projeto elétrico, você tem a garantia de que o que foi feito está projetado, assim tendo o conhecimento de que sua estrutura elétrica está em conformidade com o projeto da obra. Ter esse conhecimento é fundamental caso necessite de alguma manutenção futura.

© 2019 Martins - Manutenção Eletrica Residencial 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
bottom of page